SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Diagnóstico diferencial na clínica psicanalítica entre sintoma e fenômeno psicossomático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Priscilla Andrewns dos  e  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Narrativas sobre o câncer: um estudo clínico-qualitativo em cuidados paliativos. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 301-324. ISSN 1516-0858.

Este estudo qualitativo exploratório teve como objetivo conhecer como o paciente oncológico em cuidados paliativos vivencia o seu processo de adoecimento. Realizou-se estudo clínico-qualitativo de casos múltiplos (n= 5) com pacientes de Hospital Geral da cidade de Porto Alegre, por meio de entrevistas semiestruturadas com pacientes, familiares e profissionais de saúde que cuidavam dos casos. Os resultados foram organizados em 4 categorias: 1) à sombra do histórico familiar- trata das considerações sobre a atribuição da influência da existência ou ausência de histórico familiar de câncer na busca tardia por acompanhamento médico e na identificação da doença; 2) tudo mudou - se refere às repercussões do câncer no cotidiano, vida relacional e self dos participantes; 3) Sobrevivendo em meio ao caos - descreve os mecanismos de defesa e demais recursos utilizados no enfrentamento da doença e suas implicações; 4) vida e morte - aborda a ambivalência de sentimentos experimentados pelos pacientes ao se depararem com a perspectiva de finitude. Observa-se que o câncer produz diversas alterações na vida dos pacientes e seus familiares, gerando não apenas sofrimentos, mas também novas formas de viver a vida e lidar com os conflitos.

Palavras-chave : paciente oncológico; cuidados paliativos; psico-oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License