SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The Importance of Communicating Bad News in the Intensive Care Center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

FENDER, Wilian Donnangelo  and  MORETTO, Maria Lívia Tourinho. Construir, comunicar, transmitir: um caminho possível para o analista em uma equipe multidisciplinar. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 3-15. ISSN 1516-0858.

Comunicar sobre um tratamento psicanalítico apresenta dificuldades. Desde Freud, transformar o material das sessões em um material comunicável e transmissível é um desafio. Comunicar para uma equipe em um hospital algo que acrescente ao tratamento também se faz tarefa árdua. Deste impasse, o presente artigo tem como objetivo apresentar a relação que pode se estabelecer entre a construção do caso clínico, sua comunicação e a transmissão que pode resultar deste processo, entre pares ou no contexto de uma equipe multidisciplinar. Nossa hipótese é que o analista, ao apropriar-se da noção de construção do caso clínico em psicanálise e de seus efeitos, pode realizar mais facilmente a comunicação. Para isso, apresentaremos uma leitura de como essas relações são encontradas no caso clínico médico, no caso clínico em psicanálise e na construção do caso clínico como trabalho em equipe nas instituições. Por último, discutiremos a comunicação do caso com base no que foi anteriormente exposto, apoiando-nos na noção de transmissão da psicanálise para então lançar uma proposta a fim de atenuar o impasse levantado. Concluímos que, para comunicar para a equipe, é preciso um refinamento além do que se alcançou com a construção do caso e com o saber que daí resultou.

Keywords : construção; caso clínico; transmissão; comunicação; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License