SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Construir, comunicar, transmitir: um caminho possível para o analista em uma equipe multidisciplinarA vivência do luto de psicólogos dentro das instituições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GIBELLO, Juliana; PARSONS, Henrique Afonseca  e  CITERO, Vanessa de Albuquerque. Importância da Comunicação de Más Notícias no Centro de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 16-24. ISSN 1516-0858.

A comunicação de más notícias no Centro de Terapia Intensa é considerada uma das tarefas mais difíceis para os profissionais de saúde, pois possivelmente não tiveram formação adequada e treinamento suficiente para desenvolver tal habilidade. Neste sentido, este artigo teórico propõe-se a apresentar a importância da comunicação de más notícias nos Centros de Terapia Intensiva e as habilidades que as equipes de saúde podem desenvolver para uma assistência de qualidade, além do fortalecimento da relação paciente, família e equipe. Este artigo apresenta algumas recomendações de protocolos que podem contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades no processo de comunicação de más notícias na prática clínica na terapia intensiva, tanto com pacientes, respeitando sua autonomia quanto às decisões sobre o próprio tratamento, como com seus familiares e, também, com toda equipe.

Palavras-chave : comunicação; comunicação de más notícias; centro de terapia intensiva; equipe de saúde; protocolos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License