SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Importância da Comunicação de Más Notícias no Centro de Terapia IntensivaSíndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ANDERY, Maria Carolina Rissoni et al. A vivência do luto de psicólogos dentro das instituições. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 25-34. ISSN 1516-0858.

Refletimos neste artigo sobre a atuação do psicólogo em instituições, considerando os desafios deste trabalho e a saúde emocional do profissional neste contexto. Discutiu- se sobre a formação, o papel do psicólogo dentro de equipes multiprofissionais, a natureza do trabalho, a identidade profissional e a dinâmica institucional como grandes desafios para sua atuação. Consideramos salutar o engajamento dos profissionais, do órgão regulamentador da profissão e das instituições na construção dos processos de trabalho orientados na direção da saúde das partes envolvidas. Frente à escassez de publicações sobre o tema, se faz necessário discussões que possam viabilizar um trabalho mais digno para a categoria.

Palavras-chave : psicólogos; luto; identidade profissional; stress ocupacional; instituições.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License