SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A vivência do luto de psicólogos dentro das instituiçõesDepressão, desesperança, ideação suicida e qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PERNICIOTTI, Patrícia et al. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 35-52. ISSN 1516-0858.

A síndrome de Burnout (SB) é uma resposta prolongada a estressores interpessoais crônicos no trabalho, caracterizada por três dimensões interdependentes: exaustão emocional, despersonalização e redução do sentimento de realização pessoal. Há uma propensão dos profissionais de saúde em desenvolvê-la, sendo frequentemente identificada em médicos de diferentes especialidades (25 a 60%), médicos residentes (7 a 76%) e enfermeiros (10 a 70%). O presente artigo revisa as principais definições, sintomas e critérios diagnósticos da SB, expondo as divergências existentes na literatura. Revisa as consequências e fatores de risco da SB nos profissionais de saúde que atuam em hospitais, descrevendo o papel do ambiente hospitalar e das Unidades de Terapia Intensiva no desencadeamento da síndrome e destacando a autoestima como um dos principais fatores individuais envolvidos. Por fim, discute as potenciais intervenções para prevenir a SB.

Palavras-chave : síndrome de burnout; profissionais de saúde; hospital; autoestima; prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License