SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevençãoA compreensão das atitudes diante do diagnóstico de câncer de próstata no processo psicodiagnóstico interventivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GRANDIZOLI, Mariana Vidotti  e  ARAUJO FILHO, Gerardo Maria de. Depressão, desesperança, ideação suicida e qualidade de vida de pacientes em tratamento hemodialítico. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 53-65. ISSN 1516-0858.

Pacientes com doença renal que realizam hemodiálise vivenciam mudanças em razão do tratamento e da enfermidade que lhes acomete, podendo gerar sofrimento emocional. Buscou-se com essa pesquisa, avaliar e correlacionar depressão, desesperança e ideação suicida em relação à qualidade de vida dos pacientes em tratamento. Foi uma pesquisa transversal, observacional, descritiva e correlacional com pacientes em tratamento na Hemodiálise do Hospital de Base de São José do Rio Preto no período de junho a agosto de 2017. Aplicaram-se cinco instrumentos: Questionário sociodemográfico, Inventário Beck de Depressão, Escala Beck de Desesperança, Escala Beck de Ideação Suicida e SF-36. A idade variou de 18 a 80 anos (M= 50,69 anos; DP 14,54), 51% eram homens, 60% eram casados e com filhos (87%). Destes, 78% apresentaram sintomas mínimos de humor deprimido, e os níveis de desesperanças encontrados foram considerados mínimos (62%). O nível de ideação suicida teve como média 0, 41 e a qualidade de vida, capacidade funcional, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais e saúde mental encontraram-se acima do estabelecido pelo instrumento. Nota-se que os entrevistados apresentaram baixos níveis de depressão, desesperança e ideação suicida. A qualidade de vida foi influenciada pelos aspectos envolvidos no próprio tratamento.

Palavras-chave : depressão; ideação suicida; qualidade de vida; diálise renal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License