SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A compreensão das atitudes diante do diagnóstico de câncer de próstata no processo psicodiagnóstico interventivoArte como instrumento psicoterapêutico no tratamento hospitalar de pessoas com doenças onco-hematológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CATHARIN, Verônica; CAMPOS, Érico Buno Viana  e  BOCCHI, Josiane Cristina. Psicanálise, cirurgia bariátrica e obesidade: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 81-94. ISSN 1516-0858.

Atualmente, observa-se um crescimento significativo da obesidade e da realização de cirurgias bariátricas e metabólicas. A psicologia e, mais especificamente, a psicanálise, possui escopo teórico-conceitual a partir do qual se pode abordar estes fenômenos da contemporaneidade. O presente estudo realizou uma revisão integrativa das pesquisas psicanalíticas sobre obesidade e cirurgia bariátrica e metabólica. Os resultados das buscas em base de dados nacionais e internacionais utilizando-se dos descritores "psicanálise"; "obesidade" e "cirurgia bariátrica", na língua inglesa e portuguesa, permitiram a obtenção de uma amostra de 7 artigos. Estes possibilitaram a construção de uma caracterização inicial das produções psicanalíticas sobre os objetos de estudo. A revisão evidenciou a complexidade do fenômeno, dada a diversidade de formas de conceber a obesidade e a sua etiologia no contexto da teoria psicanalítica e a carência de modelos específicos de avaliação desta demanda. Este tipo de trabalho mostra-se importante, pois além de fundamentar futuras pesquisas na área, os artigos publicados contam a história do saber psicológico sobre obesidade e cirurgia bariátrica.

Palavras-chave : psicanálise; obesidade; cirurgia bariátrica; gastroplastia; literatura de revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License