SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Psicanálise, cirurgia bariátrica e obesidade: uma revisão integrativaO Tempo Vivido no Centro de Terapia Intensiva: a percepção da passagem do tempo na internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CARVALHO, Gabriela Borges; COSTA NETO, Sebastião Benício da  e  FERREIRA, Cintia Bragheto. Arte como instrumento psicoterapêutico no tratamento hospitalar de pessoas com doenças onco-hematológicas. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 95-108. ISSN 1516-0858.

O adoecer com câncer é responsável por diversas mudanças físicas e emocionais, causando sofrimento e um confronto com a possibilidade de morte. A arte como instrumento psicoterapêutico, na perspectiva da arteterapia, tem se mostrado como um canal poderoso para a expressão da subjetividade humana, que permite acessar conteúdos emocionais e ressignificá-los. O presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre o uso de obras de arte e a vivência emocional de pacientes e refletir como a mesma pode auxiliar no enfrentamento psicológico (coping) do câncer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, realizada em um hospital público universitário, com 10 pacientes diagnosticados com doenças onco-hematológicas, utilizando seis obras da artista mexicana Frida Kahlo. Os resultados sugerem que a arte como instrumento psicoterapêutico é uma prática possível no ambiente hospitalar na medida que favorece o contato com conteúdos intrapsíquicos e fortalece as funções egóicas e os processos de enfrentamento da doença.

Palavras-chave : onco-hematologia; psicologia hospitalar; arte; arteterapia; vivência emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License