SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Arte como instrumento psicoterapêutico no tratamento hospitalar de pessoas com doenças onco-hematológicasIntervenções Não Farmacológicas em Crianças no Pré-Operatório: uma Revisão da Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

PARREIRAS, Paula Sampaio; PEREIRA, Vanessa Rosa; MADUREIRA, Daniela Soares  y  HOURI, Luciana Filgueiras. O Tempo Vivido no Centro de Terapia Intensiva: a percepção da passagem do tempo na internação. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 109-123. ISSN 1516-0858.

A presente pesquisa se propôs a investigar a percepção e a vivência da passagem do tempo em pacientes internados no CTI (Centro de Terapia Intensiva) Clínico de um hospital filantrópico de grande porte. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e analisados através da metodologia qualitativa de Análise de Conteúdo. Constatou-se que 45% dos participantes julgou incorretamente o número de dias de internação. Foram listados os marcadores temporais utilizados pelos pacientes e as unidades de sentido que surgiram nas entrevistas foram categorizadas em 4 temas. Conclui-se que a experiência temporal se mostra para os pacientes como estruturante da experiência de internação e permeia os sentidos atribuídos à mesma.

Palabras clave : centro de terapia intensiva; tempo; fenomenologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License