SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O Tempo Vivido no Centro de Terapia Intensiva: a percepção da passagem do tempo na internaçãoVivência de mães de crianças com cardiopatia congênita que serão submetidas à cirurgia cardiovascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MELLO, Sarah Torres Teixeira de  e  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Intervenções Não Farmacológicas em Crianças no Pré-Operatório: uma Revisão da Literatura. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 124-133. ISSN 1516-0858.

Manifestações de ansiedade em pacientes pediátricos expostos a procedimentos cirúrgicos podem ser amenizadas através de agentes pré-anestésicos, atividades distrativas, atividades contextualizadas à hospitalização, acompanhamento psicológico e/ou presença dos pais. A presente revisão de literatura investigou estudos empíricos sobre os efeitos de intervenções não farmacológicas em crianças submetidas à cirurgia. Foram consultados os portais de Periódicos CAPES, PROQUEST e SciELO, entre 2018 e 2013. Os resultados demonstraram: (a) a potencial eficácia de métodos psicológicos em facilitar a administração e/ou substituir agentes sedativos; e (b) a primazia de abordagens que combinem a familiarização da criança sobre os eventos da hospitalização, com instruções para lidar com situações adversas, atividades de distração a respeito do procedimento cirúrgico iminente e o envolvimento ativo dos cuidadores nas atividades pré-operatórias. Estudos mais sistematizados, que pudessem analisar funcionalmente o papel de variáveis de contextos ainda devem ser realizados.

Palavras-chave : pacientes pediátricos; intervenções não farmacológicas; ansiedade; cirurgia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License