SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Experience of mothers of children with congenital heart disease that will be submitted to pediatric cardiovascular surgeryThe subject in the contemporary and psychic manifestations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

RAFIHI-FERREIRA, Renatha El; MULLER, Mônica Rocha  and  PIRES, Maria Laura Nogueira. Apneia do Sono na Infância e a Contribuição da Psicologia do Sono na Adesão ao Tratamento. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 147-157. ISSN 1516-0858.

A apneia do sono é um distúrbio respiratório do sono que atinge 1% a 4% das crianças e está associada a prejuízos na saúde e qualidade de vida. Entre os tratamentos, recomenda-se a pressão positiva nas vias aéreas (PAP). Embora eficaz, a adesão ao tratamento com PAP é baixa em crianças. Considerando os prejuízos causados pela apneia do sono e a dificuldade na adesão ao tratamento via PAP, o presente estudo apresenta os achados da literatura especializada sobre as repercussões comportamentais da apneia do sono na infância e ilustra a contribuição da Psicologia do Sono nas práticas de saúde relacionadas à adesão ao tratamento com equipamentos de PAP.

Keywords : criança; apneia do sono; adesão; pressão aérea positiva; psicologia do sono.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License