SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Vivência de mães de crianças com cardiopatia congênita que serão submetidas à cirurgia cardiovascularO sujeito no contemporâneo e as manifestações psíquicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RAFIHI-FERREIRA, Renatha El; MULLER, Mônica Rocha  e  PIRES, Maria Laura Nogueira. Apneia do Sono na Infância e a Contribuição da Psicologia do Sono na Adesão ao Tratamento. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 147-157. ISSN 1516-0858.

A apneia do sono é um distúrbio respiratório do sono que atinge 1% a 4% das crianças e está associada a prejuízos na saúde e qualidade de vida. Entre os tratamentos, recomenda-se a pressão positiva nas vias aéreas (PAP). Embora eficaz, a adesão ao tratamento com PAP é baixa em crianças. Considerando os prejuízos causados pela apneia do sono e a dificuldade na adesão ao tratamento via PAP, o presente estudo apresenta os achados da literatura especializada sobre as repercussões comportamentais da apneia do sono na infância e ilustra a contribuição da Psicologia do Sono nas práticas de saúde relacionadas à adesão ao tratamento com equipamentos de PAP.

Palavras-chave : criança; apneia do sono; adesão; pressão aérea positiva; psicologia do sono.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License