SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Apneia do Sono na Infância e a Contribuição da Psicologia do Sono na Adesão ao TratamentoImpedimentos e conquistas do sentido de self no envelhecer: notas clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Juliana Medeiros  e  DIONISIO, Gustavo Henrique. O sujeito no contemporâneo e as manifestações psíquicas. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 158-171. ISSN 1516-0858.

No momento presente, em que observamos uma nova concepção das subjetividades, na qual o corpo assume um lugar privilegiado e se torna palco principal das mais diversas manifestações, pensar sobre o sujeito e o adoecimento certamente exige muito mais do que pensar sobre o corpo físico (orgânico): implica reconhecer a sua importância, considerando o corpo também a partir da ótica psíquica e enquanto detentor de uma construção e função no social. Neste sentido, implica olhar para o sujeito, que muitas vezes se utiliza do corpo como meio de expressão/comunicação e/ou de se fazer vivo, visto, escutado. Entretanto, haveria algo na atualidade que contribuiria com o adoecimento do sujeito? O que significam "doenças contemporâneas" que parecem dominar os consultórios dos psicólogos e psiquiatras? Essas foram as questões que nortearam a realização deste estudo de cunho teórico.

Palavras-chave : psicanálise; corpo humano; manifestações psicológicas de doenças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License