SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O sujeito no contemporâneo e as manifestações psíquicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GENARO JUNIOR, Fernando. Impedimentos e conquistas do sentido de self no envelhecer: notas clínicas. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 172-179. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho consistiu em investigar e refletir, sob o ponto de vista clínico, a respeito de alguns dos impedimentos e conquistas do sentido de self típicos do envelhecer. Empregamos o método clínico compreensivo de Trinca, para análise de cinco notas clínicas. A fim de tecer considerações sobre tais aspectos, utilizou-se da teoria psicanalítica winnicottiana e das contribuições de Safra. Como resultado, apresentamos os desdobramentos de estados de ressentimento e dissociação, como formas de impedimento psíquico, no processo de envelhecimento, quando confrontado com intensas revisões sobre o sentido da própria vida e de self. Isso emerge como necessidade de vivenciar os vários aspectos relacionados ao perdão. Além disso, observamos que o sentido de self na pessoa idosa é atribuído às futuras gerações como uma das suas maiores conquistas. As preocupações antes enfatizadas no "eu" passam para um "nós" como sentido de self: o coletivo, o social, o bem-estar do mundo.

Palavras-chave : envelhecimento; impedimentos; conquistas; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License