SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Psychoanalysis and hospital: considerations about the clinical support during hospitalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

PASSOS, Patricia Mascarenhas; OLIVEIRA, Walter Lisboa  and  SILVA, Rosana dos Santos. Residência multiprofissional e formação para o Sistema Único de Saúde: promoção e autonomia do sujeito. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 3-14. ISSN 1516-0858.

Os Programas de Residência Multiprofissional se constituem como uma modalidade de ensino em serviço, devendo ser orientados pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir das necessidades e realidades locais e regionais. Esse trabalho teve como objetivo identificar o que residentes multiprofissionais entendem por autonomia do usuário, o que apontam como expressões desta, analisando os aspectos que viabilizaram ou dificultaram sua ampliação durante o processo formativo da residência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada com quatorze profissionais de saúde do segundo ano de um Programa de Residência Multiprofissional. Os dados foram colhidos através de entrevista semiestruturada e submetidos a análise de conteúdo. Observou-se um conceito de autonomia atrelado ao poder de decisão do usuário, sem considerar a relação profissional e agentes sociais envolvidos. Porém, no tocante às práticas cotidianas, notou-se uma participação ativa dos residentes, bem como implicação para garantir o protagonismo e autonomia dos pacientes. As discussões em equipe favoreceram uma maior compreensão deste processo bem como proporcionaram sua ampliação através da intervenção conjunta. Foi sinalizada a necessidade de mais espaços de discussão teórica sobre o conceito. A Residência apresentou-se enquanto dispositivo de atuação interdisciplinar e potente estratégia para promoção de autonomia dos usuários no hospital.

Keywords : autonomia; formação em saúde; residência multiprofissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License