SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Psicanálise e hospital: considerações sobre a clínica no âmbito da internação hospitalarComunicação de más notícias: repercussões emocionais em médicos de um hospital de oncologia em Recife-PE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LIMA, Patrícia do Socorro Nunes Pereira; MONTEIRO, Jamile Luz Morais  e  NICOLAU, Roseane Freitas. O estatuto do corpo no discurso capitalista: um desafio ao psicanalista no hospital. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 25-37. ISSN 1516-0858.

Pretendemos discutir o estatuto do corpo no discurso capitalista e seu atravessamento quanto ao lugar do psicanalista na instituição hospitalar. Para tanto, propomos um estudo teórico baseado em Freud e Lacan. Apresentamos, primeiramente, a noção de corpo para a psicanálise, ressaltando que ele não se restringe à materialidade orgânica e ao aspecto anátomo-fisiológico, tal como passou a conceber o discurso biomédico moderno, predominante no hospital. Neste contexto, abordamos os atravessamentos discursivos em relação ao lugar do psicanalista, principalmente no que concerne ao discurso capitalista, à luz da teoria dos discursos de Lacan (1969-1970/1992). Por fim, remetemos aos desafios do psicanalista no hospital, a considerar sua posição diante dos imperativos discursivos dominantes.

Palavras-chave : corpo; discurso capitalista; psicanalista; psicanálise; hospital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License