SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O estatuto do corpo no discurso capitalista: um desafio ao psicanalista no hospitalO comportamento suicida no pronto-socorro de um hospital de urgências: percepção do profissional de Enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RIBEIRO, Thais Gomes Pinto; SILVA, Taciana Maria da  e  SILVA, Nildienny Alves da. Comunicação de más notícias: repercussões emocionais em médicos de um hospital de oncologia em Recife-PE. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 38-50. ISSN 1516-0858.

O diagnóstico de câncer pode trazer repercussões emocionais para quem o recebe e para quem o comunica. A comunicação dessas notícias faz parte do cotidiano de médicos na oncologia, e muitos encontram dificuldades nesse processo. Este estudo teve como objetivo compreender como a comunicação de más notícias repercute emocionalmente em médicos que a realizam, percebendo os sentimentos vivenciados por esses profissionais, bem como dificuldades enfrentadas nesse momento. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com uma amostra de sete médicos cirurgiões de um hospital de oncologia de Recife-PE. Os participantes faziam parte dos ambulatórios de mastologia e cirurgia de cabeça e pescoço da instituição. A coleta foi feita através de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados deu-se por meio da técnica de análise de conteúdo categorial. Obteve-se quatro categorias de análise: desejo que o paciente sofra menos; a empatia em relação aos pacientes; a mobilização relacionada ao paciente jovem e a experiência; e a relação com a comunicação. Foi percebido que os médicos desejam diminuir o sofrimento do paciente, vivenciam sentimento de tristeza e angústia com a comunicação, sentem empatia com os pacientes oncológicos e também sofrem com o distanciamento afetivo na relação médico-paciente.

Palavras-chave : relações médico-paciente; oncologia; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License