SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O comportamento suicida no pronto-socorro de um hospital de urgências: percepção do profissional de EnfermagemO Psicólogo Hospitalar: a percepção de pacientes na clínica cirúrgica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MESQUITA, Vitor Siqueira de Moraes  e  MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes. Síndrome de Burnout em residentes multiprofissionais em saúde de um hospital universitário. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 65-76. ISSN 1516-0858.

Investigou-se a Síndrome de Burnout (SB) em residentes multiprofissionais em saúde de oito áreas de um hospital universitário por meio de estudo descritivo, transversal, qualitativo e quantitativo, no qual participaram 46 residentes. Utilizou-se um Questionário Informativo com dados sociodemográficos, ocupacionais e uma pergunta aberta relativa a sugestões dos residentes para aprimoramento da rotina. Utilizou-se também o Inventário de Burnout no Trabalho. Observou-se que não houve diferença significativa entre os residentes dos dois níveis (R1 e R2) quanto à SB, que 65% dos participantes não apresentavam SB, 60% estavam no estágio de alerta para aparecimento da SB e 31% no de atenção. A maioria era do sexo feminino (89%), 52% tinham entre 22 e 25 anos, 57% eram residentes do primeiro ano e 50% moradores do município do Rio de Janeiro. Quanto às relações entre a SB, variáveis sociodemográficas e ocupacionais, identificou-se somente relação de dependência com a variável profissão, sendo as áreas da Farmácia e do Serviço Social as que tiveram maior número de participantes com SB. Os residentes sugeriram que para melhoria da rotina, é necessário maior presença dos preceptores, aumento no número de profissionais no hospital, melhores condições de trabalho, redução da jornada e maior interação entre profissionais.

Palavras-chave : residentes multiprofissionais; hospital universitário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License