SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Burnout Syndrome in multiprofessional residents in health of a university hospitalThe meanings of motherhood for adolescent mothers of premature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

ALMEIDA, Vivianne Rollo; CUNHA, Myriam Siqueira da; SALENGUE, Maria Clara Soares  and  FERNANDES, Renata Knorr Ungaretti. O Psicólogo Hospitalar: a percepção de pacientes na clínica cirúrgica. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 77-87. ISSN 1516-0858.

Este artigo é resultado de uma investigação que objetivou compreender a percepção de pacientes internados na clínica cirúrgica sobre o papel do psicólogo hospitalar. Para isso, utilizou-se o método fenomenológico-hermenêutico de abordagem qualitativa. Foram pesquisados dois pacientes de um hospital do estado do Rio Grande do Sul. O paciente cirúrgico passa por processos psíquicos de transformação durante o período de internação. O psicólogo hospitalar atua nesse contexto e estabelece relação com o paciente, auxiliando na compreensão dos aspectos que permeiam a hospitalização. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevista em profundidade. A análise e a interpretação ocorreram a partir da redução das informações e da construção de uma estrutura da experiência vivida. Nesse processo, foram identificadas três unidades de significado: abertura ao processo dialógico; pare, olhe, escute; perdas sim, ganhos também. Os sujeitos estudados estabeleceram relação de apoio com o psicólogo hospitalar e abertura ao diálogo. Pelo parar e olhar para escutar, pelo espaço construído para que as perdas fossem reconhecidas e fosse possível perceber as brechas e os ganhos. A essência da compreensão do papel do psicólogo hospitalar foi compreendida pelos pesquisados como a capacidade de perceber o sujeito para além do paciente.

Keywords : pesquisa qualitativa; pacientes; hospitais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License