SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2As significações de maternidade para adolescentes mães de prematuroA Intervenção Musical como Instrumento de Redução do Estresse no CTI Clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

OTTO, Stephanie Cristin; NUNES, Tayna Nayara  e  BRAGA, Luiz Renato de Moraes. Quadro psicoeducativo: orientações a familiares em visita à Unidade de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 102-112. ISSN 1516-0858.

A participação de familiares na internação de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é crescente, sendo necessário acolhê-los e informá-los. OBJETIVOS: Construir e validar um quadro psicoeducativo voltado aos familiares que visitam a UTI de um hospital público de grande porte do Estado do Paraná. MÉTODO: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, empírico, exploratório e descritivo. Para elaboração e validação do quadro foi utilizado o método Delphi, através do qual buscamos a opinião de 35 profissionais de saúde. O projeto final foi apresentado a 30 familiares com aplicação de questionário de opinião. RESULTADOS: Foram realizadas duas rodadas avaliativas sendo obtido 73% de aprovação na primeira e 93% na segunda. Após a aprovação da equipe o projeto foi apresentado às famílias que consideraram o quadro de grande ajuda para a visita. CONCLUSÃO: O quadro psicoeducativo foi considerado pertinente e eficaz pela equipe da unidade e pelos familiares.

Palavras-chave : unidade de terapia intensiva; educação em saúde; psicologia hospitalar; comunicação; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License