SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Quadro psicoeducativo: orientações a familiares em visita à Unidade de Terapia IntensivaEstratégias de Enfrentamento de Familiares de Pacientes em UTI: Uma Revisão Sistemática da Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Rafaela Cristina Nicolau; PEREIRA, Vanessa Rosa; HOURI, Luciana Filgueiras  e  CASTANHEIRA, Vanise Santos. A Intervenção Musical como Instrumento de Redução do Estresse no CTI Clínico. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 113-125. ISSN 1516-0858.

A pesquisa investigou os efeitos psicológicos da intervenção musical como minimização do estresse de pacientes hospitalizados no Centro de Terapia Intensiva (CTI Clínico) da Santa Casa de Belo Horizonte. Realizou-se um estudo de campo, experimental, orientado pela observação de dois grupos: Controle e Experimental. O primeiro foi convidado a responder um Questionário Sociodemográfico e a uma Escala de Avaliação de Estressores em UTI, sem receber qualquer tipo de exposição à música. O segundo, recebeu a intervenção musical e respondeu aos mesmos instrumentos do Grupo Controle, acrescido de uma Entrevista Semiestruturada que avaliou os significados desta intervenção na experiência de internação no CTI. Os resultados apontaram uma diferença dos escores de estresse estatisticamente significante a 5% (U = 445, p < 0,05), indicando efeito positivo da intervenção no Grupo Experimental. Por sua vez, as respostas obtidas pela Entrevista Semiestruturada foram submetidas a Análise de Conteúdo e indicaram que os pacientes expostos à intervenção musical se sentiram, de modo geral, satisfeitos, relaxados, com sensação de bem-estar, acompanhada por sentimentos de amor e gratidão. Foi possível perceber que música se configura como estratégia de humanização da saúde e um relevante recurso não farmacológico capaz de auxiliar na minimização do estresse do grupo estudado.

Palavras-chave : centro de terapia intensiva; estresse psicológico; música; intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License