SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A Intervenção Musical como Instrumento de Redução do Estresse no CTI ClínicoPrevalência de sintomas de transtornos mentais comuns em pacientes internados em um Hospital Geral do Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

WOINAROVICZ, Beatriz Patricia  e  MOREIRA, Mariana Calesso. Estratégias de Enfrentamento de Familiares de Pacientes em UTI: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 126-138. ISSN 1516-0858.

A unidade de terapia intensiva caracteriza-se como um ambiente voltado ao atendimento a pacientes graves. Para a família, a internação em UTI tende a ser vivida como período de angústia e, para tanto, os membros da família utilizam-se de estratégias de enfrentamento. OBJETIVO: identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos familiares de pacientes hospitalizados em unidades de terapia intensiva através de uma revisão sistemática da literatura. METODOLOGIA: foram selecionadas publicações da Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed e Scielo, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a junho de 2020 com os descritores "Family", "Intensive Care Units" e "Coping" RESULTADOS: Destes estudos, onze artigos foram incluídos na revisão. Os resultados mostram que as estratégias de enfrentamento focadas no problema são as mais utilizadas pelos familiares. As estratégias focadas na emoção, a religião e o suporte social apareceram como meios que os familiares encontram para minimizar o sofrimento e lidar com a internação. O coping evitativo está ligado ao desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático. CONCLUSÃO: no contexto hospitalar é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos aos estilos de coping para que sejam realizadas intervenções focais visando maior adaptação dos familiares.

Palavras-chave : enfrentamento; família; unidades de terapia intensiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License