SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Estratégias de Enfrentamento de Familiares de Pacientes em UTI: Uma Revisão Sistemática da LiteraturaIntervenção de psicoeducação com cuidadores familiares de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MOURA, Francielle Fialho de et al. Prevalência de sintomas de transtornos mentais comuns em pacientes internados em um Hospital Geral do Sul do Brasil. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 139-148. ISSN 1516-0858.

O objetivo deste estudo foi rastrear os sintomas de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em pacientes internado(a)s em um Hospital Universitário do extremo sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, com uma amostra composta por 48 sujeitos que responderam ao Self Report Questionnaire (SRQ-20), além de questões sobre o perfil sociodemográfico, condições de saúde e de hospitalização. Foram realizadas análises descritivas segundo as frequências absolutas de cada variável e análises bivariadas na comparação da pontuação da SRQ-20 com características sociodemográficas da amostra pelo teste U de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados sugeriram sintomas de TMC em 19 (39,6%) participantes, sendo que 15 (78,9%) conviviam com alguma doença crônica. Houve associação estatisticamente significante entre TMC e as variáveis "estado civil" (p= 0,025) e "com quem mora" (p= 0,037), indicando menos sintomas de TCM em pacientes casado(a)s, e entre aquele(a)s que coabitavam com o(a) cônjuge ou companheiro(a). Conclui-se que SRQ-20 pode ser um importante instrumento para a avaliação psicológica do(a) paciente hospitalizado(a) no auxílio para o desenvolvimento de estratégias de cuidado em saúde mental.

Palavras-chave : saúde mental; hospital geral; doença crônica; ansiedade; depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License