SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Common mental disorders symptoms' prevalence in a General Hospital's patients of South of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

OLIVEIRA, Milene de  and  BENINCA, Ciomara Ribeiro Silva. Intervenção de psicoeducação com cuidadores familiares de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Rev. SBPH [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 149-159. ISSN 1516-0858.

Compreende-se que a indicação cirúrgica e internação geram sentimentos ao paciente, principalmente, quando o órgão acometido é o coração. Ademais, quando um familiar é hospitalizado, toda sua estrutura familiar pode ser alterada, impactando também na rotina do cuidador principal. Trata-se de uma pesquisa-intervenção em saúde. Participaram do estudo dez cuidadores familiares de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. O propósito foi de compreender a vivência de ser um cuidador familiar e a possível sobrecarga advinda do cuidado, através de uma atividade lúdica como ferramenta de vinculação e comunicação, facilitando a intervenção em Psicoeducação. Com isso foi possível identificar aspectos subjetivos vinculados na vivência do processo de hospitalização de cada cuidador, acarretando no nível de sobrecarga apresentado no momento da aplicação da pesquisa, apontando demandas emocionais importantes de serem consideradas e trabalhadas pelos profissionais de saúde, visando à prevenção e promoção da saúde mediante a intervenção de Psicoeducação.

Keywords : cuidador familiar; ludicidade; saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License