SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Mulheres diagnosticadas com câncer de mama: índices de estresse durante tratamento quimioterápico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MUNCHEN, Mikaela Aline Bade et al. Morte no câncer infanto-juvenil: significados atribuídos pela família à atuação da equipe hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 3-15. ISSN 1516-0858.

A morte, no contexto do câncer infanto-juvenil, adquire caráter complexo, sendo descrita pelos pais como uma dor inominável. Este artigo objetivou compreender os significados atribuídos à atuação da equipe hospitalar pelos familiares de crianças/adolescentes que faleceram com câncer. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Utilizou-se como instrumentos um grupo focal e quatro entrevistas semiestruturadas com oito familiares de pacientes falecidos. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática e organizados em categorias. A partir da análise das narrativas dos participantes, identificou-se que a morte, frequentemente, foi relacionada a demora no estabelecimento de um diagnóstico e consequentemente do início do tratamento. Tal cenário mobiliza elevada angústia, que aparentou reforçar os sentimentos de desconfiança por parte dos familiares, de forma a culpabilizarem a equipe de atendimento e os procedimentos por ela realizados. Verificou-se também nos familiares sentimento de valorização ao apoio e conforto recebidos da equipe. Portanto, para a realização de um acolhimento adequado a dor da perda de um filho, evidencia-se a necessidade de relações mais dialógicas e sensíveis, que promovam um equilíbrio entre as práticas assistenciais e o cuidado.

Palavras-chave : neoplasias; morte; criança; família; relações profissional-família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License