SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Mulheres diagnosticadas com câncer de mama: índices de estresse durante tratamento quimioterápicoPrevalência de Disfunções Cognitivas em Pacientes com Diabetes Tipo 2 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

LEITE, Cibele Dayana de Souza Werneck  y  FERNANDES, Cibelle Antunes. Desfechos do Planejamento Antecipado de Cuidado e Diretivas Antecipadas em Unidade de Terapia Intensiva: Revisão Integrativa. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 28-38. ISSN 1516-0858.

A temática de finitude é notadamente desafiadora para o ser humano, e especialmente, para as equipes de saúde. Assim, o Planejamento Antecipado de Cuidado (ACP) e Diretivas Antecipadas (DA) se apresentam como recursos para otimizar o cuidado humanizado centrado no paciente. Este estudo objetiva identificar os desfechos de ACP e DA no cuidado do paciente crítico em UTI. Trata-se de revisão integrativa com abordagem descritiva. Utilizou-se as fontes de dados Medline (Via Pubmed), Cochrane Central e Lilacs. Após o processo sistemático de exclusão, resultaram 23 estudos. Os resultados apontaram os desfechos de ACP mais significativos: a) Taxas mais altas de conclusão de DA (60,9%); b) recebimento de tratamentos menos intensivos no final da vida (56,5%); c) tomada de decisão compartilhada (30,4%); d) melhora na comunicação entre o paciente, a família e os médicos (21,7%); e) maior probabilidade de que médicos e familiares compreendam e cumpram os desejos do paciente (13%); f) maior utilização de serviços de cuidados paliativos (13%); Este estudo apresentou e descreveu as principais evidências científicas que abordam os desfechos de ACP e DA em UTI.

Palabras clave : planejamento antecipado de cuidado; diretivas antecipadas; unidade de terapia intensiva; paciente crítico; equipe multiprofissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License