SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Outcomes of Advance Care Planning and Advance Directives in an Intensive Care Unit: Integrative ReviewEvaluation of psychosocial indicators in hospitalized elderly people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

CARVALHO, Raquel da Silva Aguiar et al. Prevalência de Disfunções Cognitivas em Pacientes com Diabetes Tipo 2. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 39-50. ISSN 1516-0858.

Indivíduos com diabetes tipo 2 (DM2) apresentam maior risco de desenvolver algum grau de disfunção cognitiva, quando comparados à população geral. Considerando a importância da prevenção e diagnóstico das disfunções cognitivas, em pacientes com DM2, e os poucos estudos desta área, os objetivos da pesquisa consistiram em determinar a prevalência de disfunções cognitivas em pacientes com DM2, em tratamento clínico, por meio do Montreal Cognitive Assessment (MoCA) teste. Além disso, pretendeu-se associar os índices de disfunções cognitivas a outras características neuropsicológicas, aspectos sociodemográficos e variáveis clínicas. Trata-se de um estudo transversal cuja amostra foi composta por 120 participantes que realizaram o teste de cognição global MoCA. Foi identificada uma prevalência de disfunções cognitivas em 86,7% da amostra (MoCA ≤ 26), o que foi associado às variáveis idade, escolaridade e pressão arterial. Esta pesquisa indicou uma alta prevalência de alterações cognitivas na população estudada, o que sugere necessidade de atenção tanto na formação das equipes multiprofissionais que atuam com DM2 quanto na elaboração de estratégias que auxiliem o paciente na compreensão do diagnóstico e adesão ao tratamento.

Keywords : disfunções cognitivas; diabetes tipo 2; MoCA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License