SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Prevalência de Disfunções Cognitivas em Pacientes com Diabetes Tipo 2Corpo e envelhecimento: A vivência do papel social do homem idoso com doença cardiovascular crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FREIRE, Aryadnne Alexya dos Reis Bomfim  e  DIAS, Tatiane Lebre. Avaliação de indicadores psicossociais em idosos hospitalizados. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 51-63. ISSN 1516-0858.

Na velhice, aumentam as chances de eventos adversos, que podem ser fonte de estresse, gerar ou agravar a saúde mental. Investigou-se indicadores psicossociais, a percepção de si e a percepção do processo de hospitalização de 10 idosos internados em Hospital Universitário em Cuiabá-MT. A partir de um estudo exploratório foi utilizado o seguinte instrumental: Questionário sociodemográfico e percepção da hospitalização, Escala de Estresse Percebido, Inventário de Ansiedade Geriátrica, Escala de Depressão em Geriatria e Técnica de Apercepção para Idosos. Os resultados revelaram: percepção de estresse para "pensamentos sobre coisas que deve fazer" (n=6), "não conseguiria lidar com todas as coisas que tem que fazer" (n=5), a maioria (n=9) apresentou indicação de ansiedade, metade (n=5) indicadores de depressão, metade (n=5) indicadores de ansiedade e depressão, elementos insuficientes para caracterizar atitudes e percepção relacionadas ao envelhecimento, sentimentos de bem-estar (n=8) e pensamentos relacionados à melhora física (n=6) em relação ao processo de hospitalização. De modo geral, pode-se considerar que indicadores de ansiedade e depressão parecem não influenciar a percepção do processo de hospitalização. Desse modo, evidenciou-se a necessidade de estudos que abordem outras variáveis relacionadas ao estresse, ansiedade e depressão no contexto de hospitalização a partir de diferentes recursos avaliativos.

Palavras-chave : envelhecimento; hospitalização; desenvolvimento psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License