SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Avaliação de indicadores psicossociais em idosos hospitalizadosAvaliação dos sintomas de depressão em pessoas com deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Andreza Mariz da; LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de  e  SOUSA, Marylia Glenda Lopes Dep. Corpo e envelhecimento: A vivência do papel social do homem idoso com doença cardiovascular crônica. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 64-78. ISSN 1516-0858.

O artigo teve como objetivo compreender como a doença crônica afeta a percepção do papel social de homens idosos a partir da construção social de velhice, e de que forma velhice, como uma categoria social, traz implicações à subjetividade destes sujeitos, suas relações sociais e de trabalho. Se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, realizada a partir de entrevista semiestruturada. O estudo foi realizado em um hospital universitário, com dez homens, com idade entre 60 e 76 anos, portadores de doenças cardiovasculares crônicas. Os dados foram analisados a partir dos eixos temáticos elencados na entrevista: Adoecimento físico; Envelhecimento; Papel social; em seguida, foram expostos os núcleos de significado encontrados a partir das falas dos entrevistados. Conclui-se que a doença crônica e o envelhecimento trazem modificações significativas no que se refere à autonomia e relações sociais destes sujeitos, sendo que o modo como cada um percebe este processo está associado ao apoio familiar, e papel social desempenhado. O papel social exercido pelo homem idoso é um fator que repercute significativamente no cuidado em saúde e na vivência subjetiva do processo de envelhecimento.

Palavras-chave : envelhecimento; doença cardiovascular crônica; corpo; masculinidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License