SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Assessment of symptoms of depression in people with visual impairmentPsychic and social impacts in the training of resident physicians: psychology notes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

ABREU, Mariana Marinho de  and  MACEDO, João Paulo. Saúde mental em estudantes de Psicologia de uma instituição pública: prevalência de transtornos e fatores associados. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 91-103. ISSN 1516-0858.

O ingresso nos Sistemas de Ensino Superior caracteriza-se como uma etapa importante, de modo que tem sido objeto de muitos estudos quanto à repercussão na vida dos estudantes. O estudo teve como objetivo investigar acerca da prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) e fatores associados em estudantes de Psicologia de uma instituição federal de ensino superior. Trata-se de um estudo transversal, com caráter descritivo-exploratório. Participaram 261 estudantes de todos os períodos do curso. Os dados foram coletados com base no questionário sócio acadêmico e para o rastreamento de TMC utilizou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Com base na estatística descritiva, a partir do teste qui-quadrado, a análise indicou elevada prevalência de TMC nessa população (60,2%), com destaque para os seguintes fatores associados: gênero, custo de vida, adaptação à nova cidade de moradia, desempenho acadêmico, satisfação com a escolha do curso, não participar de atividades esportivas e recreativas, dentre outros. O estudo é um importante recurso para fomentar ações e políticas institucionais de prevenção no campo da saúde mental, por parte da assistência estudantil, assim como serviços de apoio psicológico a esses estudantes.

Keywords : saúde mental; transtornos mentais; serviços de saúde para estudantes; prevenção primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License