SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Saúde mental em estudantes de Psicologia de uma instituição pública: prevalência de transtornos e fatores associadosO lugar da Psicanálise na prática com familiares enlutados na Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

KNABBEN, Teresinha Bloemer; LANGARO, Fabíola  y  GOMES, Allan Henrique. Impactos psíquicos e sociais na formação de médicos residentes: apontamentos da Psicologia. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 104-115. ISSN 1516-0858.

A Residência Médica envolve mudanças na vida do médico residente e intenso contato com a dor, a doença e a morte, colocando esses profissionais em risco de sofrimento emocional. Este estudo teve como objetivo analisar as experiências dos médicos residentes na sua formação em um hospital público de Santa Catarina. Participaram da pesquisa oito médicos residentes, alunos do segundo ano de residência (R2). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo. A técnica empregada para coleta de dados foi o grupo focal e utilizou-se um roteiro disparador de conversações composto por perguntas abertas. Os dois encontros realizados foram gravados e as informações transcritas. Os dados coletados foram ordenados e categorizados compondo categorias temáticas: (a) Impacto da Residência na Vida Pessoal do Médico; (b) Constituir-se Médico e Profissional; (c) Médicos Residentes e Aspectos Institucionais. O referencial utilizado foi da Psicologia da Saúde e Hospitalar. Concluiu-se que a Psicologia pode oferecer importante contribuição na formação médica no que se refere à pessoa do médico, bem como nos níveis técnico e institucional para propor medidas de promoção de saúde emocional aos residentes. A instituição hospitalar destacou-se como espaço potencial para criação de novas configurações do processo ensino-aprendizagem.

Palabras clave : residência médica; psicologia; hospital; psicologia médica; formação continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License