SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O lugar da Psicanálise na prática com familiares enlutados na Unidade de Terapia IntensivaGrupos Terapêuticos com Colaboradores de Clínicas de Hemodiálise Durante a Pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

LIMA, Danilo Pereira; TAVARES DE ARAUJO, Francielly; OLIVEIRA, Ketlin Monteiro Felipe de  y  PIRES, Marina Rodrigues Novais. COVID-19: Relato de experiência com grupos terapêuticos para colaboradores de um hospital de Urgências. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 128-136. ISSN 1516-0858.

Situações de desastres e emergências, como a pandemia de COVID-19, são descritas pela literatura como um evento estressor significativo e fonte desencadeadora de sintomas psicológicos agudos com possíveis repercussões negativas a longo prazo, em especial para as equipes de saúde. Considerando estes aspectos, foram aplicados dois modelos de intervenção em grupo com o objetivo de fornecer apoio psicológico aos profissionais de saúde de um Hospital de Urgência. Os colaboradores participantes das intervenções em grupo (n=111) apresentaram demandas referentes aos medos de contaminação própria e de familiares, angústia de morte e angústia relacionada ao distanciamento social entre os colaboradores. No escopo deste trabalho, a intervenção em grupo foi identificada como uma ação válida e pertinente ao fortalecimento e manutenção de estratégias adaptativas no enfrentamento às repercussões psicológicas da pandemia.

Palabras clave : pandemia; COVID-19; grupos; psicologia; profissionais de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License