SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1COVID-19: Experience report with therapeutic groups for employees of an emergency hospitalResilience of health professionals in face of COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

IMHOF, Solange et al. Grupos Terapêuticos com Colaboradores de Clínicas de Hemodiálise Durante a Pandemia de Covid-19. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 137-146. ISSN 1516-0858.

Grupos terapêuticos são práticas amplamente utilizadas que auxiliam na abordagem de questões emocionais e desenvolvimento de comportamentos de enfrentamento. Este trabalho teve como objetivos descrever a implementação de grupos terapêuticos para colaboradores de clínicas de hemodiálise durante a pandemia de covid-19 e avaliar quantitativamente a percepção do medo dos participantes em diferentes momentos. Foram realizados quatro encontros com diferentes temáticas e o medo foi avaliado pela Escala Subjetiva do Medo (ESM) no segundo e último encontro. Foram incluídos no estudo 50 colaboradores. A maior parte da amostra foi de mulheres, profissionais de enfermagem com escolaridade de nível técnico. Não foi observada diferença na pontuação da ESM nos dois momentos. No início, as mulheres tiveram pontuação significativamente maior que homens, assim como os participantes mais jovens (<40 anos) comparados aos mais velhos. Ao final, a pontuação aumentou significativamente apenas no grupo com menor escolaridade. Oitenta e seis porcento dos participantes avaliou como "ótimo" ter participado do grupo. As intervenções da Psicologia por meio dos grupos terapêuticos demonstraram ser importantes para o enfrentamento saudável, oportunizou um momento em que os colaboradores puderam expor suas angústias e realizar troca de experiências entre os colegas.

Keywords : grupo terapêutico; covid-19; colaboradores; hemodiálise; medo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License