SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Grupos Terapêuticos com Colaboradores de Clínicas de Hemodiálise Durante a Pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

MAIA, Adriana Oliveira Bringel  y  GUIMARAES NETO, Armante Campos. Resiliência de profissionais de saúde frente à COVID-19. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 147-161. ISSN 1516-0858.

Com a nova pandemia, gerada pelo novo coronavírus, a capacidade de resiliência dos profissionais de saúde tornou-se um tema de grande relevância para a saúde. O bem-estar desses profissionais implica diretamente na saúde da população em geral. No entanto, é um tema pouco discutido por se tratar de algo ainda muito recente. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica a fim de apresentar um panorama geral sobre os estudos desenvolvidos acerca da resiliência de profissionais de saúde frente à COVID-19. Desse modo, foram analisados e categorizados os aspectos formais, bem como os de conteúdo dos estudos pesquisados. Como resultado, foram encontrados 1193 artigos relacionados ao tema proposto e, após a leitura dos resumos e levando-se em consideração critérios de inclusão e exclusão, apenas 11 artigos foram selecionados, os quais foram analisados pormenorizadamente ao longo deste estudo. Concluiu-se que foi de suma importância abordar essa temática, pois o prejuízo à saúde mental de profissionais de saúde deve ser considerado, principalmente em tempos de pandemia, equilibrando fatores que levem a desenvolver maior resiliência.

Palabras clave : saúde mental; covid-19; trabalhadores da saúde; pandemia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License