SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Fluxogram and psychological intervention protocol in the Intensive Care Unit: patients on weaning from ventilation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

BRASIL, Samuel Fernando; BARBOZA, Juliana Eschiavoni; SALLES, Rodrigo Jorge  and  MEDEIROS, Danuta. Morte, sofrimento e representação: uma análise psicodinâmica sobre intensivistas. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 3-16. ISSN 1516-0858.

Esse estudo buscou analisar os recursos defensivos de profissionais de terapia intensiva, como eles lidam com a morte e com o sofrimento de seus pacientes. Participaram do estudo 10 intensivistas da Oncologia, que atuam em um hospital privado na cidade de São Paulo/SP. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada que foi analisada a partir da análise de conteúdo, e ao Questionário Desiderativo (QD) que seguiu a proposta de Nijamkin e Braude (2000). Identificou-se que os intensivistas enfrentam dificuldades para entrar em contato com os conflitos trazidos pela situação de morte simbólica no QD, adotando mecanismos defensivos como repressão e negação. Verificou-se também dificuldades relacionadas à identificação com o sofrimento dos pacientes, falta de preparo e inconformidade com a morte.

Keywords : unidade de terapia intensiva; oncologia; mecanismos de defesa; técnicas projetivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License