SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Morte, sofrimento e representação: uma análise psicodinâmica sobre intensivistasSintomas depressivos e a qualidade de vida em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

ARRUDA, Karla Driele da Silva Alves  y  BRANCO, Andréa Batista de Andrade Castelo. Fluxograma e protocolo de intervenção psicológica em Unidade de Terapia Intensiva: pacientes em desmame ventilatório. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 17-32. ISSN 1516-0858.

A transição da ventilação mecânica para ventilação espontânea gera impactos emocionais para o paciente internado na UTI. Objetivou-se elaborar instrumentos que subsidiem o desenvolvimento de intervenções psicológicas direcionadas aos pacientes em desmame ventilatório. Utilizou-se o método da pesquisa-ação e as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com psicólogos intensivistas e observação participante com os pacientes em um hospital público. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo entre janeiro e março de 2018. O resultado da pesquisa proporcionou a elaboração de um fluxograma e um protocolo de intervenção direcionado ao atendimento psicológico de pacientes em desmame ventilatório. Conclui-se que a operacionalização e a sistematização das intervenções psicológicas podem contribuir para uma melhoria no cuidado ao paciente.

Palabras clave : psicologia hospitalar; unidades de terapia intensiva; desmame respiratório; intervenção psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License