SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Fluxogram and psychological intervention protocol in the Intensive Care Unit: patients on weaning from ventilationFrequency of anxiety and depression symptoms, Quality of Life and Illness Perception in Alopecia Areata Patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

NUNES, Demétrius Paiva; SOUZA, Fernanda Pasquoto de  and  LEPPICH, Carolina Rocha. Sintomas depressivos e a qualidade de vida em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 33-47. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida e a presença de sintomas depressivos nos profissionais da saúde que estão atuando diretamente com pacientes infectados pela COVID-19, em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre. Realizou-se investigação com questionário sociodemográfico, o Inventário de Depressão de Beck (BDI) para avaliação dos sintomas depressivos e a Escala de Qualidade de Vida "WHOQOL-bref". A amostra foi composta por 51 profissionais que atuam no Centro de Tratamento Intensivo Adulto e na Unidade de Internação Adulto, com média de idade de 29,5 anos (± 6,9). A predominância foi do sexo feminino (82,4%), e do total da amostra 43,1% testaram COVID positivo. Dos profissionais amostrados, 60,8% possuem sintomas depressivos, predominando o grau moderado (27,5%). Houve associação inversa estatisticamente significante entre os níveis de depressão (BDI) com os domínios Físico, Psicológico, Social e Geral, ou seja, quanto maiores os escores de depressão, menores os escores de qualidade de vida nesses domínios. Diante dos resultados, observa-se associações significantes em relação aos sintomas depressivos e à qualidade de vida dos profissionais da saúde atuantes na pandemia da COVID-19.

Keywords : depressão; qualidade de vida; profissionais da saúde; COVID-19.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License