SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Fluxograma e protocolo de intervenção psicológica em Unidade de Terapia Intensiva: pacientes em desmame ventilatórioFrequência de sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida e percepção da doença em portadores de alopecia areata índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

NUNES, Demétrius Paiva; SOUZA, Fernanda Pasquoto de  e  LEPPICH, Carolina Rocha. Sintomas depressivos e a qualidade de vida em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 33-47. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida e a presença de sintomas depressivos nos profissionais da saúde que estão atuando diretamente com pacientes infectados pela COVID-19, em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre. Realizou-se investigação com questionário sociodemográfico, o Inventário de Depressão de Beck (BDI) para avaliação dos sintomas depressivos e a Escala de Qualidade de Vida "WHOQOL-bref". A amostra foi composta por 51 profissionais que atuam no Centro de Tratamento Intensivo Adulto e na Unidade de Internação Adulto, com média de idade de 29,5 anos (± 6,9). A predominância foi do sexo feminino (82,4%), e do total da amostra 43,1% testaram COVID positivo. Dos profissionais amostrados, 60,8% possuem sintomas depressivos, predominando o grau moderado (27,5%). Houve associação inversa estatisticamente significante entre os níveis de depressão (BDI) com os domínios Físico, Psicológico, Social e Geral, ou seja, quanto maiores os escores de depressão, menores os escores de qualidade de vida nesses domínios. Diante dos resultados, observa-se associações significantes em relação aos sintomas depressivos e à qualidade de vida dos profissionais da saúde atuantes na pandemia da COVID-19.

Palavras-chave : depressão; qualidade de vida; profissionais da saúde; COVID-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License