SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Depressive symptoms and quality of life in healthcare professionals during a COVID-19 pandemicMaternal perception of a reflection group during hospitalization of de neonate in the Intensive Care Unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

CAMALIONTE, Letícia George; GASCON, Maria Rita Polo; OLIVEIRA, Ana Carolina de  and  CASSEB, Jorge Simão do Rosário. Frequência de sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida e percepção da doença em portadores de alopecia areata. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 48-61. ISSN 1516-0858.

Alopecia areata é uma doença que provoca a queda de cabelos e pelos em uma única ou diversas áreas do corpo. Fatores psicológicos estão relacionados com seu início, evolução e tratamento. Este estudo verificou a frequência de depressão e ansiedade, percepção em relação à doença e impacto na qualidade de vida desses pacientes. Participantes: 59 homens e mulheres entre 20 e 65 anos. Delineamento: quantitativo transversal do tipo analítico descritivo e qualitativo. Instrumentos: questionário Sociodemográfico, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI-1) e Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve (Brief IPQ). Resultados: 35,6% apresentam sintomas de depressão e 47,5% de ansiedade. Baixo prejuízo na qualidade de vida (média 6,6) e percepção negativa da doença (média 43,6). Verificou-se correlações significativas para os índices de ansiedade, depressão, qualidade de vida e percepção da doença, indicando relações entre a alopecia areata e aspectos emocionais.

Keywords : psicologia; dermatologia; alopecia Areta; ansiedade; e depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License