SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Sintomas depressivos e a qualidade de vida em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19Percepção materna sobre grupo de reflexão durante internação do neonato na Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CAMALIONTE, Letícia George; GASCON, Maria Rita Polo; OLIVEIRA, Ana Carolina de  e  CASSEB, Jorge Simão do Rosário. Frequência de sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida e percepção da doença em portadores de alopecia areata. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 48-61. ISSN 1516-0858.

Alopecia areata é uma doença que provoca a queda de cabelos e pelos em uma única ou diversas áreas do corpo. Fatores psicológicos estão relacionados com seu início, evolução e tratamento. Este estudo verificou a frequência de depressão e ansiedade, percepção em relação à doença e impacto na qualidade de vida desses pacientes. Participantes: 59 homens e mulheres entre 20 e 65 anos. Delineamento: quantitativo transversal do tipo analítico descritivo e qualitativo. Instrumentos: questionário Sociodemográfico, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI-1) e Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve (Brief IPQ). Resultados: 35,6% apresentam sintomas de depressão e 47,5% de ansiedade. Baixo prejuízo na qualidade de vida (média 6,6) e percepção negativa da doença (média 43,6). Verificou-se correlações significativas para os índices de ansiedade, depressão, qualidade de vida e percepção da doença, indicando relações entre a alopecia areata e aspectos emocionais.

Palavras-chave : psicologia; dermatologia; alopecia Areta; ansiedade; e depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License