SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Frequência de sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida e percepção da doença em portadores de alopecia areataImplementação da política de humanização nas Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

NEVES, Jessica Rodrigues  e  DITTZ, Erika da Silva. Percepção materna sobre grupo de reflexão durante internação do neonato na Unidade de Terapia Intensiva. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 62-75. ISSN 1516-0858.

OBJETIVO: estudar a percepção de mães, com bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), sobre um grupo de apoio, chamado Grupo de Reflexão, realizado por psicólogas em uma maternidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. MÉTODO: pesquisa de abordagem qualitativa realizada com 16 mães de bebês internados em UTIN. Os dados foram coletados através de grupos focais e explorados por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. RESULTADOS: a participação das mães no Grupo de Reflexão favoreceu o aprendizado através da troca de experiências entre elas, contribuiu para a criação de uma rede apoio, diminuiu o estresse e auxiliou na ressignificação do momento vivenciado. Além disso, os resultados evidenciaram a importância da preparação do profissional para o desenvolvimento do grupo, bem como a necessidade de avaliação contínua da atividade. CONCLUSÃO: a participação das mães no Grupo de Reflexão contribui para o fortalecimento pessoal da mãe para lidar com a internação do seu bebê na UTIN. Portanto, o uso do Grupo, como uma estratégia de acompanhamento dessas mães, é indicado.

Palavras-chave : grupos de apoio; neonatologia; mães; recém-nascidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License