SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Maternal perception of a reflection group during hospitalization of de neonate in the Intensive Care UnitOncologic care support professionals and their comprehension of palliative care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

TERNUS, Brenda Fernandes  and  WOLLMANN, Isabela. Implementação da política de humanização nas Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 76-88. ISSN 1516-0858.

Esta pesquisa objetivou investigar as ações de humanização utilizadas pela equipe multidisciplinar na UTI adulto e refletir sobre sua importância para pacientes e familiares, bem como compreender os desafios encontrados para a realização dessas ações e os impactos da falta de humanização nos hospitais. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados Web of Science, PubMed, Scopus e PsycNET. Foram identificados, inicialmente, 77 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, restaram oito artigos sobre a temática. Destaca-se, como um dos resultados, a necessidade de um olhar humanizado sobre a equipe para que seja possível ofertar uma assistência humanizada. Algumas ações de cuidados com pacientes e seus familiares foram levantadas para uma prestação de serviços de melhor qualidade. Desafios para a implementação da humanização na UTI também foram encontrados, como a pluralidade de significados do conceito de humanização, as condições de trabalho do profissional e o próprio ambiente da UTI. O funcionamento da gestão e a falta de comunicação também são empecilhos a serem avaliados.

Keywords : unidades de terapia intensiva; humanização da assistência; psicologia hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License