SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Percepção materna sobre grupo de reflexão durante internação do neonato na Unidade de Terapia IntensivaProfissionais de apoio atuantes em oncologia e sua compreensão sobre cuidados paliativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

TERNUS, Brenda Fernandes  e  WOLLMANN, Isabela. Implementação da política de humanização nas Unidades de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 76-88. ISSN 1516-0858.

Esta pesquisa objetivou investigar as ações de humanização utilizadas pela equipe multidisciplinar na UTI adulto e refletir sobre sua importância para pacientes e familiares, bem como compreender os desafios encontrados para a realização dessas ações e os impactos da falta de humanização nos hospitais. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados Web of Science, PubMed, Scopus e PsycNET. Foram identificados, inicialmente, 77 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, restaram oito artigos sobre a temática. Destaca-se, como um dos resultados, a necessidade de um olhar humanizado sobre a equipe para que seja possível ofertar uma assistência humanizada. Algumas ações de cuidados com pacientes e seus familiares foram levantadas para uma prestação de serviços de melhor qualidade. Desafios para a implementação da humanização na UTI também foram encontrados, como a pluralidade de significados do conceito de humanização, as condições de trabalho do profissional e o próprio ambiente da UTI. O funcionamento da gestão e a falta de comunicação também são empecilhos a serem avaliados.

Palavras-chave : unidades de terapia intensiva; humanização da assistência; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License