SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Oncologic care support professionals and their comprehension of palliative careSubjectivity Predicaments in Palliative Care: a Psychoanalytic Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SANTOS, André Antonio de Oliveira et al. Psicoterapia em cuidados paliativos com pacientes oncológicos terminais: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 104-118. ISSN 1516-0858.

No Brasil, o câncer ocupa a segunda posição de causa de morte prematura. As políticas de saúde de atenção ao câncer devem garantir o acesso universal aos cuidados paliativos. Objetivou-se delinear as práticas psicoterapêuticas ofertadas nos cuidados paliativos a pacientes com diagnóstico de câncer terminal e verificar os impactos dessas intervenções. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, nas bases de dados LILACS, SciELO, PePSIC e Medline, com uso dos Descritores em Ciências da Saúde: neoplasias, psicologia, psico-oncologia, cuidados paliativos e cuidados terminais. Incluiu-se: artigos completos, em qualquer idioma, publicados entre 2008 e 2018, que abordassem o objetivo da investigação, podendo ser do tipo observacional ou experimental, relatos de experiências ou estudos de casos. O corpus do estudo foi constituído de oito artigos. Identificou-se a oferta do Treino de Concretude, do ritual de despedida, do acompanhamento psicológico por atendimentos, de intervenções psico-oncológicas, da Terapia da Dignidade e da Intervenção da Dignidade Familiar. Os impactos identificados foram a diminuição dos sintomas da ansiedade, depressão e angústia, assim como melhora no senso de dignidade e na qualidade de vida.

Keywords : psicoterapia; psicologia; cuidados paliativos; pacientes terminais; neoplasias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License