SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Psicoterapia em cuidados paliativos com pacientes oncológicos terminais: uma revisão integrativaProtocolo de rastreio cognitivo na avaliação psicológica pré-transplante renal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RIBEIRO, Camila Chudek; SCHNEIDER, Venicius Scott  e  CORREA, Amanda Calvetti. Impasses da Subjetividade nos Cuidados Paliativos: um Estudo Psicanalítico. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 119-131. ISSN 1516-0858.

Os Cuidados Paliativos são uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras da vida, por meio da prevenção e alívio de sintomas. Ao longo de nossa experiência nesse setor, inseridos em um Programa de Residência Multiprofissional em Psicologia de um hospital universitário, os impasses e desafios encontrados engendraram questionamentos importantes acerca do fazer psicanalítico na instituição hospitalar, marcada historicamente pela hegemonia do discurso médico. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar impasses que podem se colocar desde o trabalho com a subjetividade no hospital, bem como problematizar possibilidades de encaminhamento de tais situações, em relação à equipe de saúde, ao paciente e ao próprio praticante de Psicanálise. Para isso, realizamos um estudo teórico a partir de uma revisão de literatura pautada pelo referencial psicanalítico, articulada a ilustrações clínicas. Observamos que situações de adoecimento e finitude podem ser catalisadoras de angústias diversas, tanto para o paciente e sua família, como para a equipe - incluindo o psicólogo. Nesse contexto, a elaboração de questionamentos sobre a própria prática, sustentada pelo estudo teórico, supervisão e análise pessoal, é fundamental para viabilizar o trabalho psicanalítico, evitando que o praticante impossibilite sua escuta ao ser tomado por suas angústias.

Palavras-chave : psicanálise; cuidados paliativos; subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License