SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Subjectivity Predicaments in Palliative Care: a Psychoanalytic StudySocial determinants of health and the analysis of the hospitalization characteristics of a psychiatric unit in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

CARNEIRO, Rhebecca Loiola; FERNANDES, Luciana Freitas  and  BONFADINI, Janine de Carvalho. Protocolo de rastreio cognitivo na avaliação psicológica pré-transplante renal. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 132-141. ISSN 1516-0858.

A avaliação psicológica pré-transplante objetiva identificar variáveis modificáveis, planejar intervenções adequadas e preparar o candidato para esse tratamento. Observou-se a importância de se incluir neste protocolo a avaliação das funções cognitivas, que é considerada um domínio específico da avaliação e possibilita a identificação precoce de um comprometimento cognitivo. A construção do protocolo se deu nas seguintes etapas: identificação das demandas, levantamento de artigos que abordam os instrumentos de rastreio cognitivo, discussão dos resultados com especialistas, análise da aplicabilidade do instrumento e estabelecimento da rotina e de procedimentos do protocolo. Para realizar a avaliação dos aspectos cognitivos foi eleita a inclusão do teste de rastreio Montreal Cognitive Assessment - Basic (MoCA-B) no protocolo de avaliação psicológica pré-transplante renal já existente. Esse teste é de rápida aplicação e avalia percepção visual, funções executivas, linguagem, atenção, memória e orientação e pode ser aplicado em pacientes com baixa escolaridade. Entende-se que este protocolo tem função essencial no processo de pré-transplante, pois fornece subsídios para o planejamento de intervenções necessárias à otimização do procedimento. O objetivo deste trabalho foi sistematizar um protocolo piloto de rastreio cognitivo para utilização em adultos a partir de 50 anos ou mais em contexto de avaliação psicológica pré-transplante renal.

Keywords : avaliação psicológica pré-transplante; rastreio cognitivo; doença renal crônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License