SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Impasses da Subjetividade nos Cuidados Paliativos: um Estudo PsicanalíticoDeterminantes sociais de saúde e a análise do perfil de internações de uma unidade psiquiátrica do sul do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

CARNEIRO, Rhebecca Loiola; FERNANDES, Luciana Freitas  y  BONFADINI, Janine de Carvalho. Protocolo de rastreio cognitivo na avaliação psicológica pré-transplante renal. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 132-141. ISSN 1516-0858.

A avaliação psicológica pré-transplante objetiva identificar variáveis modificáveis, planejar intervenções adequadas e preparar o candidato para esse tratamento. Observou-se a importância de se incluir neste protocolo a avaliação das funções cognitivas, que é considerada um domínio específico da avaliação e possibilita a identificação precoce de um comprometimento cognitivo. A construção do protocolo se deu nas seguintes etapas: identificação das demandas, levantamento de artigos que abordam os instrumentos de rastreio cognitivo, discussão dos resultados com especialistas, análise da aplicabilidade do instrumento e estabelecimento da rotina e de procedimentos do protocolo. Para realizar a avaliação dos aspectos cognitivos foi eleita a inclusão do teste de rastreio Montreal Cognitive Assessment - Basic (MoCA-B) no protocolo de avaliação psicológica pré-transplante renal já existente. Esse teste é de rápida aplicação e avalia percepção visual, funções executivas, linguagem, atenção, memória e orientação e pode ser aplicado em pacientes com baixa escolaridade. Entende-se que este protocolo tem função essencial no processo de pré-transplante, pois fornece subsídios para o planejamento de intervenções necessárias à otimização do procedimento. O objetivo deste trabalho foi sistematizar um protocolo piloto de rastreio cognitivo para utilização em adultos a partir de 50 anos ou mais em contexto de avaliação psicológica pré-transplante renal.

Palabras clave : avaliação psicológica pré-transplante; rastreio cognitivo; doença renal crônica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License