SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Protocolo de rastreio cognitivo na avaliação psicológica pré-transplante renalApoio Social e Coping em Pacientes com Insuficiência Cardíaca índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

CARDOSO, Maria Souza; BAEZA, Fernanda Lucia Capitanio  y  CASTAN, Juliana Unis. Determinantes sociais de saúde e a análise do perfil de internações de uma unidade psiquiátrica do sul do Brasil. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 142-150. ISSN 1516-0858.

Internações psiquiátricas são dispositivos utilizados como último recurso para lidar com a sintomática de saúde mental. Objetivou-se analisar aspectos da internação psiquiátrica a partir do perfil dos internados, comparando as internações pelo tipo de convênio utilizado para o seu tratamento, considerando este como um indicativo de Determinantes Sociais de Saúde (DSS). Realizou-se análise descritiva e transversal dos prontuários da internação psiquiátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), nos anos 2016, 2017 e 2018, totalizando 1119 internações. Em torno de metade (53,5%) eram mulheres, que se encontravam na faixa etária entre 30 e 59 anos (52,5%) e possuíam ensino fundamental incompleto (30,3 %). Os diagnósticos mais prevalentes foram transtornos de humor (55,7%) e esquizofrenia (20,2%). Pacientes internados pelo convênio Sistema Único de Saúde (SUS) se concentravam na faixa etária adulto jovem e intermediário, tiveram maior tempo médio de internação (p=0,001) e necessitaram de mais consultorias nas especialidades de Medicina Interna, Infectologia e Psicodiagnóstico (p≤0,05) do que pacientes internados por convênios privados. Tal estudo aponta para o impacto dos DSS na manifestação e tratamento das doenças e no acesso ao tratamento. O conhecimento do perfil dos pacientes que necessitam internação favorece a formulação de políticas públicas.

Palabras clave : saúde mental; unidade hospitalar de psiquiatria; determinantes sociais de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License