SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Social determinants of health and the analysis of the hospitalization characteristics of a psychiatric unit in southern BrazilPsychological Risk for Patients in Radiotherapy Treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SANTOS, Priscilla Andrewns dos; RUSCHEL, Patricia Pereira  and  PFEIFER, Paula Moraes. Apoio Social e Coping em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 151-162. ISSN 1516-0858.

Este estudo visou identificar o tipo de apoio social e o modo de enfrentamento predominante em 62 pacientes com Insuficiência Cardíaca em tratamento ambulatorial e possíveis correlações. Utilizou-se entrevista semiestruturada sobre dados sociodemográficos e saúde, Escala de Modos de Enfrentamento (EMEP), Escala de Apoio Social e Diário de Campo. Encontrou-se elevadas medianas de apoio social, sendo mais frequente o Apoio Material. A estratégia de coping focada no problema foi a mais utilizada, sendo esta adaptativa ao problema de saúde vivenciado. Foi encontrada correlação direta entre o enfrentamento com foco no problema e a percepção dos três diferentes fatores de apoio social. O enfrentamento com foco na emoção relacionou-se inversamente ao apoio social afetivo/interação social positiva e emocional/informativo. Observou-se que a percepção dos três fatores de apoio social avaliados se correlacionou ao enfrentamento pela busca por suporte social. O enfrentamento focado em práticas religiosas não se correlacionou a nenhum tipo de apoio. Correlações entre coping e apoio sugeriram que uma percepção de menor apoio emocional e afetivo pode relacionar-se a formas menos saudáveis de enfrentamento, fortalecendo a importância de tais aspectos na adesão ao tratamento e enfrentamento de limitações de saúde.

Keywords : insuficiência cardíaca; apoio social; enfrentamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License