SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Determinantes sociais de saúde e a análise do perfil de internações de uma unidade psiquiátrica do sul do BrasilRisco Psicológico de Pacientes no Tratamento Radioterápico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

SANTOS, Priscilla Andrewns dos; RUSCHEL, Patricia Pereira  y  PFEIFER, Paula Moraes. Apoio Social e Coping em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. Rev. SBPH [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 151-162. ISSN 1516-0858.

Este estudo visou identificar o tipo de apoio social e o modo de enfrentamento predominante em 62 pacientes com Insuficiência Cardíaca em tratamento ambulatorial e possíveis correlações. Utilizou-se entrevista semiestruturada sobre dados sociodemográficos e saúde, Escala de Modos de Enfrentamento (EMEP), Escala de Apoio Social e Diário de Campo. Encontrou-se elevadas medianas de apoio social, sendo mais frequente o Apoio Material. A estratégia de coping focada no problema foi a mais utilizada, sendo esta adaptativa ao problema de saúde vivenciado. Foi encontrada correlação direta entre o enfrentamento com foco no problema e a percepção dos três diferentes fatores de apoio social. O enfrentamento com foco na emoção relacionou-se inversamente ao apoio social afetivo/interação social positiva e emocional/informativo. Observou-se que a percepção dos três fatores de apoio social avaliados se correlacionou ao enfrentamento pela busca por suporte social. O enfrentamento focado em práticas religiosas não se correlacionou a nenhum tipo de apoio. Correlações entre coping e apoio sugeriram que uma percepção de menor apoio emocional e afetivo pode relacionar-se a formas menos saudáveis de enfrentamento, fortalecendo a importância de tais aspectos na adesão ao tratamento e enfrentamento de limitações de saúde.

Palabras clave : insuficiência cardíaca; apoio social; enfrentamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License